-
Passeios - Circuito das Águas Paulista.
Conheça os sabores e as atrações do novo polo de turismo de São Paulo.
- Home
- Passeios
Termalismo e natureza em Águas de Lindóia, emoção em Socorro, compras em Monte Sião e Pedreira, uma volta ao passado em Jaguariúna, flores em Holambra: isto é só o começo.
O Circuito das Águas Paulista engloba diferentes cidades, atrativos e histórias que deixarão você e a sua família com gostinho de quero mais na hora de voltar para a casa.
Municípios que não fazem parte do circuito, a exemplo dos mineiros Monte Sião e Inconfidentes, fronteiriços a Águas de Lindóia, também merecem ser visitadas.
Dicas importantes sobre passeios
Consulte dias e horários de funcionamento dos passeios, atividades e lojas.
Alguns passeios e atividades necessitam de reserva prévia.
Siga atentamente as instruções dos guias e dos administradores dos passeios ao realizar atividades relacionadas a esportes ecológicos e de aventura.
Águas de Lindóia
Balneário Municipal
Balneário Municipal: um brinde à história e à sua saúde!
Dizem que a água que foi para a Lua com a Missão Apollo 11 saiu do Balneário Municipal de Águas de Lindóia, mais precisamente da Fonte Santa Filomena, embarcada diretamente para Cabo Kennedy, a pedido da NASA. O Balneário foi inaugurado em 1º de Novembro de 1959, seguindo o projeto modernista de Arthur Bratke. Olhando bem, ele tem estruturas em forma de cúpulas que lembram uma nave espacial. O lugar é tranquilo, relaxante até mesmo para quem não vai mergulhar nos banhos. O cardápio de serviços do balneário, remodelado com a inclusão de novas técnicas e terapias, inclui diferentes banhos, massagens, drenagem linfática e ducha escocesa. O principal não mudou: a melhor mineral do mundo, na opinião de algumas pessoas, continua abastecendo as piscinas, os copos e as banheiras.
Praça Adhemar de Barros
Praça Adhemar de Barros: pedalinhos, charretes, sorvete de chiclete e lanchinhos deliciosos.
Entre os lindos jardins criados pelo mestre Burle Marx você irá encontrar inspiração para caminhadas, pedalinhos e passeios nos tradicionais Carrinhos Coloridos, que as crianças adoram. As delícias da praça incluem cachorro quente, água de coco, crepes e sorvete de chiclete.
Represa Cavalinho Branco e Passeios a Cavalo
A Represa Cavalinho Branco é perfeita para passar momentos relaxantes, observar as capivaras tomando sol, curtir a natureza e fazer passeios a cavalo que levam a diferentes pontos turísticos, incluindo ao topo do Morro Pelado, onde é possível enxergar até mesmo Campinas, a 100 km, nos dias mais claros.
Morro do Cruzeiro
Morro do Cruzeiro: sob os braços do Cristo, uma belíssima vista.
Sim, Águas de Lindóia também tem um Cristo Redentor abraçando a cidade. Ele parece dizer: Vejam estas montanhas! A lanchonete abre das 8h00 às 18hoo.
Boulevard Rua São Paulo
A principal rua de comércio turístico de Águas de Lindóia, que é o endereço do Grande Hotel do Lago e do Gran Café do Lago, se tornou um agradável Boulevard que inclui galerias com lojas de moda, artesanato, perfumaria e produtos regionais.
Bosque Zequinha de Abreu
O nome do bosque é uma homenagem ao compositor da canção Tardes de Lindóia. Você sentirá os aromas e o frescor da mata nativa, uma agradável umidade no ar e os sons relaxantes da natureza, produzidos pelos pássaros e pelas águas do pequeno córrego dentro do Bosque.
Capela Nossa Senhora das Graças
A Capela foi erguida na encosta de um morro em 1918, quando Águas de Lindóia existia apenas nos sonhos do pioneiro Dr. Francisco Tozzi, médico italiano, devoto à Madonna Delle Grazie. A vista atual a partir da Capela é quase idêntica à da época de sua construção, para o Balneário Águas de Lindóia e para as montanhas. Você poderá ir a pé da Capela Nossa Senhora das Graças ao Mirante do Cristo, seguindo a trilha Caminho do Silêncio.
Mirante do Cristo e Caminho do Silêncio
O Mirante do Cristo, ou Morro do Cristo, é uma formação rochosa a 1.200 metros de altitude. A vista é muito bonita. O local tem lanchonete. Você pode chegar ao mirante com o seu carro, de trenzinho, de bonde turístico ou a pé pelo Caminho do Silêncio, que começa na Capela Nossa Senhora das Graças.
Igreja Matriz Cristo Rei
A arquitetura é inspirada nas linhas e curvas de Oscar Niemeyer. Vista do alto, a igreja é uma estrela.No interior da igreja, vitrais que projetam tonalidades diferentes de luz remetem à benção divina do Criador.
Sítio Monte Alegre
Sítio Monte Alegre. Se estiver fazendo dieta, pule este passeio.
As crianças ficam encantadas com o avestruz, o javali, a água fresquinha que brota da fonte no meio da mata e com o Joel, o proprietário do Sítio Monte Alegre, cheio de histórias e de alto astral. Nos sábados e feriados, a partir de 15 horas, o Sítio Monte Alegre recebe seus visitantes com um Café Colonial a altura dos mais gulosos: café feito no bule, bolo de milho, queijo, doces caseiros e doces em pasta, biscoitinhos e leite puro, entre outros quitutes. Visite também o almoço de sábado e domingo, com tudo de bom da culinária caipira. Na saída dê um pulo na Venda do Zé e compre para levar muitas das delícias que provou aqui.
Recanto dos Nefelibatas
Recanto dos Nefelibatas. E dos que desejam se tornar nefelibatas.
Em bom grego, a palavra esquisita aí de cima quer dizer “aquele que anda nas nuvens”. Para entender melhor, imagine um barzinho no meio do jardim com um cardápio que inclui pinga de figo, sucos naturais, refrigerantes, bebidinhas, filé de tilápia e generosas porções de petiscos e de tranquilidade. Entendeu agora? Essas delícias farão você andar nas nuvens.
Queijobom Center
Queijobom Center. O templo sagrado dos queijos.
Um mineiro diria que, se existe o paraíso, esse lugar seria exatamente igual ao Queijobom. É a capital dos queijos. É o Vaticano, para os queijólatras. Para cá correm pessoas de diferentes pontos do planeta, todas em busca da iguaria preparada à base de leite, talento, tradição e paciência. E isso inclui doces dos mais variados, desde o de leite com nozes até o pé de moleque com que você vem sonhando há tempos. Dentre os queijos, você irá encontrar aquele mineirinho, que vai bem com café puro, e também o que fica mergulhado numa mistura de azeite, especiarias e pimenta. Basta chegar próximo ao balcão para os atendentes oferecerem lascas deste e daquele queijo para você provar. O porta-malas de seu carro é grande?
Doces Caseiros Araci
Doces Caseiros Araci. O pecado mora ao lado.
Quase vizinha ao Queijobom está a Araci Doces. O lugar inteiro é uma tentação. Uma das especialidades é o figo macio, retirado da calda, recheado com creme de nozes e coberto por chocolate. Outra é a torta de massa folhada finíssima intercalada com camadas de chantilly fresquinho. A parte salgada do pecado envolve coxinhas, quibinhos, empadinhas, croquetes, rissoles e por aí afora, tudo feito lá mesmo, por mãos mágicas, entre prateleiras de doces em calda, em pasta e em compota. Detalhe: não abre aos sábados.
Lindóia
A 6 km de Águas de Lindóia
Engenho Cavalo de Tróia
Engenho Cavalo de Tróia
Entre Dezembro e Março você poderá observar o processo de fermentação das uvas na fabricação de vinho. O ano todo irá apreciar os produtos regionais, incluindo cachaças, licores, vinhos e sorvetes tipo italiano com sabores exóticos: grappa, canelinha e queijo, entre outros.
Serra Negra
A 20 km de Águas de Lindóia
Comércio
Comércio. Conheça de trem.
Serra Negra tem um comércio bastante amplo, com butiques, lojas de produtos regionais, malharias, bares e restaurantes. Os trenzinhos Tia Linda e Maria Fumaça são uma bela forma de percorrer a cidade e seus pontos turísticos. Os trenzinhos saem das praças João Pessoa e João Zelante.
Disneylândia dos Robôs
Disneylândia dos Robôs
Embora o nome sugira uma atração infantil, a Disneylândia dos Robôs é um programa que vale a pena para as pessoas de todas as idades, pela originalidade das atrações ali encontradas. São robôs representando vários países, a maioria deles com movimentos, cuidadosamente montados por Pedrinho Tomé ao longo de 8 anos de trabalho. Pedrinho Tomé construiu, a partir de sucatas encontradas principalmente em São Paulo e Campinas, cerca de 40 brinquedos das mais variadas espécies. Representando os Estados Unidos, há um robô ciclista e uma réplica do E.T, que move a cabeça como o famoso personagem do filme. Pela África, uma ave de ferro, pelo Egito uma pirâmide mecanizada, vários quadros e, por Israel, um presépio mecânico. Tudo impressiona pelas riquezas de detalhes e pela técnica utilizada para movimentar os robôs. (Fonte: Mayla Silveira)
Teleférico Serra Negra
Teleférico Serra Negra
O Teleférico Serra Negra, tem como meta trazer Diversão com Segurança.
O trajeto, feito em cadeirinhas, tem 1.400 metros de extensão e dura 15 minutos. O ponto final é o Pico do Fonseca, a mais de mil metros de altitude e que abriga a estátua do Cristo Redentor, de 18 metros de altura. Um mirante aos pés da imagem descortina vista panorâmica da região.
Monte Alegre do Sul
A 29 km de Águas de Lindóia
Alambiques
Mais de 50 alambiques
A Cidade Presépio, como é conhecida Monte Alegre do Sul por suas construções do período do café, hoje em dia parece preferir mesmo é uma boa cachaça: ela abriga mais de 50 alambiques! Além da branquinha pura, eles produzem vinho e licores.
Rota das Adegas
Rota das Adegas
O roteiro de três horas em trenzinho motorizado passa por adegas, alambiques, cafezais e cachoeiras. O passeio inclui degustação nas adegas, claro.
Festa do Morango
Festa do Morango
O evento acontece entre Agosto e Setembro.
Estação Experimental
Estação Experimental
Criada em 1942 e com uma área total de 351,7 hectares, a Estação Experimental pesquisa as culturas do café, pêssego, maçã, pêra, nectarina, ameixa, caqui, uva, goiaba, alface, cenoura, couve-flor, cebola, alho, morango, arroz, trigo, amendoim, grão de bico e feijão em diversas variedades, além dos cítricos. A Estação conta também com uma Serralheria antiga, estufa onde são realizadas as pesquisas de morango, goiaba, pêssego, uva e outras frutas; viveiro de mudas nativas. Há também Trilhas Ecológicas em meio à mata nativa que cerca a Fazenda, proporcionando aos visitantes a sensação de estar embrenhado numa selva. O Casarão Antigo, que hoje é a residência do Engenheiro Agrônomo da Fazenda, é a atração mais popular entre os turistas por seu estilo colonial da época do café. Existe uma área de lazer com campo de futebol e Ginásio coberto, além da Fonte da Índia. (Fonte: Mayla Silveira)
Amparo
A 37 km de Águas de Lindóia
Observatório Astronômico e Planetário
A cidade das estrelas
Pinacoteca, construções históricas, artesanato, uma dezena de antigas fazendas de café, muitos parques ecológicos e um observatório astronômico: o turismo em Amparo tem muitas estrelas, para os mais variados gostos.
Pedreira
A 54 km de Águas de Lindóia
Louças, Faiança e Porcelana
Louças, Faiança e Porcelana
Assim que chegar a Pedreira você irá perceber que está na Capital da Porcelana. Olhe em volta: são dezenas de lojas com pratos, copos, jogos de servir e peças decorativas feitas de porcelana, vidro, faiança e até de madeira, alumínio e resina. Algumas lojas parecem shoppings, em todas elas os preços são muito convidativos, surpreendentes mesmo. Pedreira é um passeio interessante também por suas construções antigas e pelo Museu Histórico da Porcelana, com acervo que reúne peças raras, fotos, mobiliário e uma mini fábrica onde poderá acompanhar a fabricação da porcelana
Holambra
A 55 km de Águas de Lindóia
Cidade das Flores
A Cidade das Flores merece ser visitada o ano todo.
Holambra nasceu da iniciativa de dar um novo horizonte aos holandeses após a Segunda Guerra Mundial, que devastou o país dos moinhos de vento. Visitantes do Brasil todo visitam a Holambra em busca de suas belíssimas flores e sabores típicos da Holanda, em especial durante a Expoflora, exposição anual que acontece em meados de Setembro.
Jaguariúna
A 67 km de Águas de Lindóia
Maria Fumaça
Passeio de Maria Fumaça
Montanhas e fazendas centenárias de café. Esse será o cenário que você verá passando pela janela da velha Maria Fumaça de Jaguariúna. Mais do que um passeio é uma viagem no tempo, precisamente a 1875, quando o primeiro “piuí” do vapor foi ouvido nesta região. Dom Pedro II em pessoa veio inaugurar a novidade. São duas opções de roteiro, ambos com guia a bordo e partindo da Estação Jaguariúna, belamente restaurada.
Monte Sião - MG
A 9 km de Águas de Lindóia
Capital Nacional do Tricô
Centenas de lojas de fábrica na Capital Nacional do Tricô
Não é um passeio para meninos: garimpar entre os milhares de possibilidades de cores, modelos e promoções exige tempo e paciência, algo que as moças têm de sobra. O esforço é recompensado com a descoberta de malhas que nas butiques custam várias vezes mais do que nas lojas de fábrica de Monte Sião.
Porcelana “Branca e Azul”
Porcelana “Branca e Azul”
Monte Sião também é conhecida por ser a única cidade brasileira que ainda produz a porcelana “branca e azul “, tradição trazidas pelos portugueses.